Newsvet

Controle de verminose em pets promove conceito de Saúde Única

As zoonoses, ou seja, as doenças que são compartilhadas entre animais e seres humanos, representam cerca de 2,4 bilhões de casos e, aproximadamente, 2,2 milhões de mortes a cada ano. É crucial abordar essas enfermidades em sua origem. Um exemplo disso é a Larva Migrans Visceral (LMV), que é causada pela migração das larvas do Toxocara canis, um parasita significativo que pode residir no intestino dos cães e cujos ovos são eliminados por meio das fezes.

Simples medidas de controle, como o uso de vermífugos, interrompem o ciclo de transmissão, como explicado pelo médico-veterinário que atua como gerente técnico e de marketing de animais de companhia na Vetoquinol Saúde Animal, Jaime Dias.

Em humanos, a doença será provocada pela ingestão acidental destes ovos larvados do parasita, juntamente com areia ou terra contaminadas, legumes e verduras que não foram adequadamente higienizados, além da ingestão de alimentos que vão ao solo e posteriormente são ingeridos. Desta forma, o cuidado deverá ser redobrado principalmente com crianças. No intestino humano, larvas saem destes ovos podendo migrar para o fígado, pulmões, coração, olhos e sistema nervoso central.

Em cães, os filhotes são os mais acometidos e já podem nascer infectados devido às transmissões que ocorrem da mãe para o filhote, por meio da placenta ou durante a lactação. Após algumas semanas de infecção, até 200.000 ovos podem ser eliminados por dia, potencializando o raio de transmissão da doença.

“Há no mercado excelentes produtos para vermifugação de cães. Existem alguns princípios ativos que podem ser ótimas opções no combate aos vermes, como pirantel, oxantel e o praziquantel. Apesar disso, o mais importante é que o tutor leve o animal ao médico-veterinário para realização de exames e recomendação da melhor solução de acordo com o caso específico de cada um”, explica Dias.

Além de comprometer a saúde dos pets, algumas destas verminoses – que podem ser causadas por diferentes parasitos –, têm potencial de infectar humanos – podendo causar sintomas importantes e claros, como febre, problemas pulmonares, alteração no tamanho do fígado, lesões cardíacas e oculares, que podem evoluir para cegueira, além de convulsões.

“Tanto a saúde de animais como a de humanos é prioridade para a Vetoquinol. É justamente por isso que oferecemos uma ampla lista de soluções para o tratamento e controle de enfermidades animais, como o Ciurex Plus Suspensão. Trata-se de um vermífugo de amplo espectro que combate parasitos intestinais de cães, sejam nematódeos ou cestódeos”, completa.

Há 90 anos no mercado, a Vetoquinol desenvolve soluções para a saúde de bovinos, suínos, equinos, cães e gatos, cujo objetivo é atender ao conceito de Saúde Única – do Inglês One Health –, que, de forma sustentável, visa otimizar a saúde de animais e pessoas, além de todo o ecossistema com a eliminação, prevenção e combate às doenças.

Fonte: Vetoquinol, adaptado pela equipe Cães e Gatos.