O que é a doença do carrapato?
A doença do carrapato é também conhecida como erliquiose (ou erlichiose), babesiose e anaplasmose. É transmitida pelo (Rhipicephalus Sanguineus).
Trata-se de uma infecção grave causada por parasitas que atacam o sangue do cão e pode levar à morte, se o pet não receber o tratamento correto.
A erliquiose é causada pela bactéria chamada Erlichia Canis, transmitida pelo carrapato marrom. Essa forma da doença é a mais comum e pode colocar em risco a vida do seu companheiro de quatro patas.
Quando essa bactéria invade a corrente sanguínea do seu pet, ela tem como alvo as células de defesa, os glóbulos brancos, enfraquecendo assim todo o sistema imunológico dele.

Quais são os sintomas?
O cão fica debilitado podendo apresentar outras doenças já que o sistema imunológico fica comprometido.
- Apatia;
- Perda de peso;
- Falta de apetite;
- Febre;
- Mucosas esbranquiçadas;
- Alterações nos olhos (como uma uveíte), dentre outros.
Apesar da alta incidência, essa enfermidade grave ainda é muito banalizada, por isso, é tão importante buscar ajuda do veterinário porque a doença do carrapato pode ser fatal!
Como é feito o diagnóstico?
Geralmente, a incidência da doença aumenta no verão, porque os carrapatos precisam de calor e umidade para a reprodução, então locais pouco arejados, com pouca luz, como frestas de paredes, canis, muros, chão de madeira e portas, são mais propícios para os carrapatos se esconderem e se multiplicarem.
Já que carrapato precisa ficar pelo menos 4 horas picando em um mesmo local, a doença do carrapato raramente se desenvolve em gatos, já que eles têm hábitos de higiene mais frequentes.
Em humanos, se a pessoa picada também retirar o parasita imediatamente, também não será infectada.
O diagnóstico se dá pela junção dos sintomas e exames de sangue. O hemograma irá sugerir a doença quando for encontrado no exame a diminuição das plaquetas, podendo também apresentar diminuição dos glóbulos vermelhos (anemia) e queda dos glóbulos brancos (leucócitos, as células de defesa).
A definição do diagnóstico será somente feito por exames mais específicos, como testes rápidos (4DX), sorologias e/ou PCRs.
Qual é o tratamento?
O tratamento deve sempre ser realizado com a orientação e acompanhamento de um médico veterinário de sua confiança, com a utilização da associação de medicamentos adequados para cada fase da doença.
O médico veterinário após a conclusão do diagnóstico, irá receitar antibióticos, vitaminas para tratar a anemia e mais medicamentos que serão prescritos conforme os sintomas apresentados.
Na maioria das vezes, os cães apresentam melhora dos sintomas logo no início do tratamento.
Vale ressaltar que é muito importante que o tratamento seja levado a sério até o fim, porque a melhora do pet não significa que ele esteja curado, e se o tratamento não for realizado corretamente, a doença pode voltar, com uma gravidade ainda maior, podendo ser irreversível em alguns casos.
Fontes: Doença do carrapato: como identificar, diagnosticar e tratar? Inova (inovaveterinaria.com.br)
Imagens: Capa: Convênio para cachorro: plano de saúde mais seguro para o pet | Guia Animal
Imagem carrapato: carrapato erlichia – Bing images