Newsvet

Negligência nutricional também é uma forma de maus-tratos a pets

Muita gente associa apenas a violência física ou o abandono aos maus-tratos contra animais, mas outras formas de negligência também podem comprometer a saúde e a qualidade de vida dos pets.

A falta de cuidado adequado com a alimentação de cães e gatos, por exemplo, pode estar entre as principais delas. “A negligência nutricional pode ocorrer de diversas formas, desde a falta de comida suficiente até o fornecimento de dietas inadequadas, o que pode causar problemas graves de saúde nos pets, incluindo desnutrição, obesidade e deficiências nutricionais”, explica Mayara Andrade, médica-veterinária da Guabi Natural (BRF Pet).

“Para cuidar de forma adequada dos pets, precisamos pensar nas cinco necessidades de bem-estar animal: necessidade de um ambiente adequado; de dieta adequada/ de ser alojado com, ou afastado, de outros animais; de poder expressar padrões normais de comportamento; além de necessidade de ser protegido da dor, sofrimento, trauma e doença”, completa.

Vulnerabilidade

No Brasil, 4,8 milhões de cães (60%) e gatos (40%) vivem em condições de vulnerabilidade – segundo o Instituto Pet Brasil, muitos deles sofrendo de fome extrema.

No entanto, mesmo pets que possuem um lar podem estar sujeitos a maus-tratos quando não recebem uma alimentação adequada.

De acordo com a veterinária, um cão ou gato que recebe uma alimentação de baixa qualidade, sem os nutrientes necessários, pode sofrer com perda de peso e massa muscular, pele seca com descamação, pelo opaco e quebradiço, edemas, alterações hepáticas, apatia, anorexia, além de maior predisposição a doenças e diminuição da taxa de sucesso em tratamentos médicos e internações.

“O mesmo acontece quando os tutores oferecem restos de comida ou dietas caseiras sem orientação profissional”, alerta Mayara.

Por outro lado, o excesso de comida ou o consumo de alimentos inapropriados também são prejudiciais.

Um estudo da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), feito na cidade de São Paulo (SP), por exemplo, mostrou que 40,5% dos pets estão com problemas relacionados ao peso, ou seja, em situação de sobrepeso ou obesidade.

Como ajudar pets em vulnerabilidade?

Iniciativas como a plataforma “Um Pet é para Sempre”, da Guabi Natural, criada para ajudar a conscientizar a sociedade sobre o abandono e os maus tratos de pets, ajudam a dar mais visibilidade ao tema.

A plataforma traz, por exemplo, um guia com informações de ONGs e como denunciar o abandono ou maus tratos de animais.

Há também um quiz interativo sobre adoção, para ajudar as pessoas a identificarem se realmente atendem todos os requisitos para adotar um pet; e um e-book com um manual de adoção responsável.

Matéria – Itatiaia, Por Jessica de Almeida

Imagem – Beethoven foi vítima de maus-tratos em 2022