Newsvet

Principais inovações na Medicina Veterinária

Principais inovações na área veterinária

Segundo uma pesquisa de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já tem a segunda maior população de cães e gatos do mundo. O aumento da demanda por profissionais especialistas e que acompanham a tecnologia também cresceu. Saiba quais são as tendências que não podem ficar de fora no seu atendimento veterinário:

Ultrassonografia super portátil

O exame ultrassonográfico não é mais uma novidade, porém está em constante modernização e é indispensável para alguns diagnósticos. O exame não necessita de sedação, é indolor e graças às tecnologias mais recentes, existem versões portáteis possibilitando a realização no ambiente em que o animal já está habituado.

Além do modo B, comumente usado em clínicas veterinárias, o ultrassom também pode ter o recurso doppler. Este uso possibilita uma análise do fluxo sanguíneo, caracterização de trombos nas veias e artérias e da vascularização dos órgãos e neoformações. Diante dos aparelhos mais modernos, o diagnóstico se torna mais assertivo e detalhado.

Mas, uma novidade que vem fazendo sucesso são os equipamentos chamados de super portáteis. Com tamanhos bastante reduzidos, que podem chegar a 100g, normalmente esses dispositivos são acoplados em outros dispositivos, como celulares ou tablets, onde exibem as informações coletadas pelo transdutor. Apesar do tamanho, existem equipamentos, como o SonoEye, que são equipados com doppler, alta qualidade de imagem e recursos avançados, que proporcionam diagnósticos de diversas condições literalmente na palma da mão.

Eletrocardiograma (ECG)

Outro exame não invasivo é o eletrocardiograma, também conhecido pela sigla ECG. A partir dele é possível realizar uma avaliação cardiológica do animal. O exame capta uma análise profunda da atividade elétrica cardíaca, registrada em formas de ondas. Em seguida, o médico veterinário faz uma avaliação dos dados colhidos para repassar para o tutor.

Apesar de ser mais comum em cães e gatos, o ECG também pode ser realizado em animais de grande porte.

Machine Learning

Machine Learning, ou simplesmente aprendizagem das máquinas, é a combinação da IoT (Internet of Things) com a IA (Inteligência Artificial). A união das duas avançadas tecnologias permite que equipamentos e máquinas comuniquem-se entre si, realizando análises de forma automática e tomando decisões com base na programação de dados. A ferramenta é ótima para identificar padrões, auxiliando o veterinário a trazer um diagnóstico mais preciso em um menor tempo.

Prontuários eletrônicos

Essa inovação utilizada na medicina veterinária é uma ferramenta que possibilita substituir os antigos prontuários em papel para o ambiente digital. Assim, o acompanhamento das informações pode ser feito a qualquer momento de maneira mais prática, bem armazenada, além de poder ser disponibilizado ao tutor remotamente.

Essa é uma maneira mais prática de registrar informações importantes sobre exames, consultas de rotina, condutas e tratamentos referentes ao animal. Assim como os prontuários, a telemedicina e envio de laudos digitalmente já são uma realidade na medicina veterinária.

 

Fonte: https://www.shopveterinario.com.br/blog/inovacaoes-na-medicina-veterinaria/