Um cão ou gato com a saúde intestinal em dia com certeza terá um trunfo relacionado ao sistema de defesa. E esse fato é ligado a três fatores: integridade da barreira intestinal, funcionamento do tecido linfoide associado ao intestino, bem como de sua interação com a microbiota. Sabendo que o órgão assume extrema importância à saúde como um todo, mas, acima disso, especificamente à imunidade dos pets, é necessário ter máxima atenção ao funcionamento do intestino e a algumas reações do animal.
Alimentação ideal favorece a saúde intestinal
A alimentação é um dos principais fatores para manter a melhor qualidade da saúde intestinal, e consequentemente, da imunidade dos pets. Sendo assim, os tutores devem estar sempre atentos para escolher as rações e os complementos nutricionais de seu cão, podendo receber auxílio veterinário para a indicação.
Sinais negativos da saúde intestinal
De acordo com a importância do intestino para o organismo, o tutor deve estar sempre atento a ele. A partir de alguns sinais é possível identificar que algo não vai bem, sendo necessário tomar algumas providências. Sempre avalie a frequência, coloração, odor e consistências das fezes. Estas são informações valiosas para o médico-veterinário durante as consultas.
Nos casos em que o tutor identificar fezes pastosas, amolecidas, totalmente líquidas ou muito ressecadas, a recomendação é que leve seu pet para uma avaliação com o médico-veterinário de confiança. Também em caso de necessidade de troca do alimento habitual, o recomendado é consultar o profissional.
Fontes
Notícia:https://panoramapetvet.com.br/saude-intestinal-responsavel-pela-imunidade/
Imagem: https://blog.cobasi.com.br/cachorro-com-dor-de-barriga/