A leitora do portal Notícias de Franca, Aparecida Helena, procurou a redação e fez uma reclamação sobre a longa espera para o atendimento do serviço de castração de cães e gatos da Prefeitura. “Me inscrevi em maio do ano passado e me disseram que a espera era de 2 a 3 meses e até agora nada de me chamar”, reclamou ela. “Será que o serviço não está mais sendo feito??”
Em contato com a prefeitura, a redação confirmou que o serviço de castração está, sim, sendo feito e que a expectativa, com o novo contrato que a prefeitura fechou com clínicas de castração, é de que a fila de espera seja zerada.
Confira, abaixo, quem pode solicitar a castração, de que tipo de animal pode passar pelo procedimento e qual é o passo a passo para se inscrever e receber o serviço gratuito.
Quem pode solicitar o serviço de castração gratuita?
R: A castração gratuita pode ser solicitada por pessoas acima de 18 anos.
Quais animais podem ser castrados? (cachorro? gato? porte pequeno, médio, grande?)
R: Podem ser castrados animais caninos e felinos, acima de 6 meses de idade.
Qual o procedimento que o interessado deve adotar para solicitar o serviço?
R: Deve procurar o Canil Municipal, portando cópias do CPF, RG e comprovante de residência. O Canil fica na rua José Gianesella, 415, Bairro City Petrópolis, de segunda a sexta-feira, das 8 às 10h30 e das 12 às 16h. O telefone para mais informações é o (16) 3703-9389.
Quais os critérios para atender ao pedido?
R: Residir na cidade e ter acima de 18 anos. Os animais devem ser de espécie canina ou felina; não serem utilizados para fins comerciais ou de competições; animal em boas condições de saúde, não estar obeso, caquético ou apresentar doença e desgaste físico ou anêmico ou doenças de pele aparentes; fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.
Qual o tempo de espera para ser chamado para a castração?
R: Depende da demanda de atendimento. Com o novo contrato em vigor, a Prefeitura vai praticamente zerar a fila.
Quantas castrações são realizadas por ano?
R: Foram liberadas, em média, 3 mil castrações por ano desde 2021.
Com relação ao caso de Aparecida Helena, a Prefeitura informou que ela seria chamada ainda nesta semana para as providências necessárias, visando realizar o procedimento no animal de estimação.
Atualização: Aparecida Helena já foi chamada pela Prefeitura para dar andamento ao processo de castração de seu pet.
Matéria – Notícias de Franca